artigos

Publicados na Folha de São Paulo

Paulo Ghiraldelli: O bolsovírus continua matando

A maior parte dos filósofos europeus errou feio a respeito da Covid-19. Prevaleceu entre eles a visão eurocêntrica. De Byung-Chul Han a Sloterdijk, de Agamben a Franco Berardi, todos se preocuparam an…

A doença misteriosa

Publicado na Folha de São Paulo dia 4 de fevereiro de 2021 Wuhan produziu a Covid-19. Outras cidades a reproduziram. Trata-se de uma doença política, ou seja, um mal oriundo da organização da polis. C…

O grande ataque do bolsovírus

Publicado na Folha de São Paulo dia 21 de junho de 2021 O responsável pelos heróis da Marvel, Stan Lee, faleceu em 2018. Caso estivesse vivo, então poderíamos ter o melhor relato da pandemia atual no …

Em defesa da filosofia e da sociologia na universidade

Publicado na Folha de São Paulo 6 de maio de 2019 A filosofia é importante porque é “a mãe das ciências”. A sociologia é essencial porque nos dá modelos de “como funciona nossa socie…

A lei está do nosso lado

Publicado na Folha de São Paulo 28 de janeiro de 2019 O ministro da Educação do governo Bolsonaro é colombiano. Talvez não tenha tido tempo, nem interesse, em ler a Constituição do país em que vive, o…

Emburrecimento seletivo

Publicado na Folha de São Paulo 30 de julho de 2018 Em todo e qualquer país há três tipos de pessoas: os cultos, os ignorantes e os semicultos. A anomia é uma ameaça para aqueles lugares em que os sem…

Para acabar de vez com a escola brasileira

Publicado na Folha de São Paulo 19 de abril de 2018 A reportagem nesta Folha é da jornalista Érica Fraga. Mas, que fique claro, ela não tem culpa pela pesquisa contida no texto publicado nesta segunda…

O novo contrato sexual

Publicado na Folha de São Paulo 16 de janeiro de 2018 A mulata Globeleza desapareceu. As duas. Não cabe mais. O nu e a exposição da mulher são alguma coisa que sobrou para o celular: “Mande nude…

Os impotentes saem dos bueiros

Originalmente publicado 15/10/2017 na Folha de São Paulo O que faz com que a direita pareça engraçada e folclórica quando não ameaça chegar ao poder é o fato de vir do âmbito da semiescolarização. Não…

Nem cota nem reforma

Publicado na Folha de São Paulo 8 de setembro de 2017 Criamos no Brasil a cultura do autodidatismo que, na verdade, é tudo menos cultura. As pessoas imaginam que todo e qualquer saber é aprendido por …

Para além de escola com ou sem partido

Publicado na Folha de São Paulo 8 de setembro de 2017 Karl Marx ficaria tentado a olhar com bons olhos para o projeto de lei Escola Sem Partido. O projeto é inconstitucional e fere a liberdade de expr…

Novas bases para uma sociedade generosa

Publicado na Folha de São Paulo 3 de outubro de 2016 A direita reclama do Fisco, mas, uma vez no governo, nunca tem outra ideia que não a de aumentá-lo ou introduzir um imposto a mais aqui e ali. Por …

O MEC na política arroz com feijão

Publicado na Folha de São Paulo 2 de fevereiro de 2015 O recém-empossado ministro da Educação, Cid Gomes, diferentemente de outros até então, foi extremamente comedido. Em entrevista ao “Bom Dia…

A falácia do currículo enxuto

Publicado na Folha de São Paulo 19 de novembro de 2014 A reforma do currículo do ensino médio anunciada por Dilma Rousseff causou apreensão. A presidente deixou nas entrelinhas, em entrevista na TV, a…

Sociedade acredita que pode viver melhor sem passar pela escola

Publicado na Folha de São Paulo dia 4 de junho de 2013 Em busca por espaço no mercado de trabalho, ser diplomado pode fazer a diferença entre ganhar ou perder uma vaga de emprego. Para o filósofo Paul…

Entre o pum e o papa

Publicado na Folha de São Paulo 7 de março de 2013 Há dois elementos centrais na educação ocidental: o pum e o papa. Agostinho foi o pensador que lidou com o que o filósofo contemporâneo Peter Sloterd…

Reforma estapafúrdia

Publicado na Folha de São Paulo 29 de agosto de 2012 Querem professores de ensino médio generalistas como os do ensino básico. O aluno esperará a faculdade para ter professores especialistas. Será tar…

Faculdade, o melhor negócio

Publicado na Folha de São Paulo 14 de julho de 2012 A dívida das faculdades particulares deve ser trocada por bolsas do ProUni? NÃO As universidades federais vão mal. O seu aparato físico está deterio…

Frustração e ódio à democracia

Publicado originalmente em 11 de janeiro de 2012 na Folha de São Paulo Ilustração de Max Beckamann Lula repetiu Vargas, mas com mais sucesso. Nossa democracia atual imita um pouco a de 1945-1964, mas …

Boas notícias no ensino brasileiro

Publicado na Folha de São Paulo 15 de outubro de 2011 É positiva a proposta de aumentar a carga horária de escolas públicas? SIM Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o ideal seria tornar a…

Sobre o sentimento que nos faz filosofar

Publicado na Folha de São Paulo 17 de agosto de 2011 Philia, eros e ágape, são três palavras gregas para o amor. A primeira delas, entre outros méritos, dá origem ao nome filosofia, o amor à sabedoria…

Flores do mal

Publicado na Folha de São Paulo 25 de setembro de 2005 “A Menina Santa” recria a relação homem maduro-adolescente, só que desta vez num mundo desencantado A Rede Globo está colocando o rel…

Santo Antônio, padroeiro da América

Publicado na Folha de São Paulo 24 de julho de 2005 Nos EUA, o casamento torna-se um imperativo tão forte para homens quanto para mulheres Ninguém gosta de ser traído. Mas nossas avós e mães tinham o …

Pensador original, maníaco político

Publicado na Folha de São Paulo 12 de julho de 2005 O filósofo analítico norte-americano Richard Rorty elogia passagens de “O Ser e o Nada”, mas ataca a tentativa fracassada de fundiro mar…

Pragmatismo samaritano

Publicado na Folha de São Paulo 03 de julho de 2005 Os filósofos Richard Rorty e Gianni Vattimo dialogam na tentativa de separar o joio do trigo na religião Os anos 60 e os 70 do século 20 foram a épo…

A desconfiança na verdade

Publicado na Folha de São Paulo 12 de outubro de 1997 Quando os americanos, após montarem seu sistema de ensino universitário, começaram a querer fazer filosofia mais empenhadamente e, com o pragmatis…

Crenças e desejos pragmáticos

Publicado na Folha de São Paulo 10 de abril de 2005 Sai nos EUA mais um volume das obras de Donald Davidson, principal filósofo analítico das últimas décadas No poente do século 19, as ciências humana…

Caixas de ferramentas

Publicado na Folha de São Paulo 8 de junho de 2003 1. Fui educado filosoficamente pelos membros da Escola de Frankfurt, particularmente por Max Horkheimer e Adorno. Mas creio que a filosofia analítica…

Questão de fidelidade

Publicado na Folha de São Paulo dia 26 de março de 2000 Junto com Alberto Tosi Rodrigues sou um dos responsáveis pelo fato de o livro “Achieving our Country -Leftist Thought in Twentieth-Century…